Atividades de Português 17/08 à 21/08/2020
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Turma: 2° ano o1
Cronologia: 01/07 à 08/07
Componente curricular: Língua portuguesa
Áreas do conhecimento: Linguagem
Gênero Textual: Receita
Campos de atuação: Campo da Vida Cotidiana
Competência específica do componente:
1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
HABILIDADES
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Estratégia de leitura
HABILIDADES:
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Decodificação/ Fluência de leitura
HABILIDADES:
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Formação de leitor
HABILIDADES
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Planejamento de texto
HABILIDADES:
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Revisão de textos
HABILIDADES:
(EF15LP06) Reler e o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
*(EF15LP06) Revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ESCRITA (COMPARTI LHADA E AUTÔNOMA)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita
HABILIDADES:
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES:
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇ ÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES:
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES:
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES:
(EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
HABILIDADES:
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação
HABILIDADES:
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas
HABILIDADES:
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Pontuação
HABILIDADES:
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
· Conhecer a estrutura do gênero trabalhado;
· Conhecer os diferentes lugares onde circulam as receitas;
· Saber para que serve o texto trabalhado;
· Apontar as características do gênero trabalhado;
· Utilizar pontuações adequadas nas produções;
· Estabelecer estabelece relações letra X som (leitura);
· Estabelecer relações som X letra (escrita);
· Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
· Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
· Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;
· Compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;
· Escrever aplicando o princípio ortográfico;
· Saber alinhar a escrita da língua portuguesa;
· Compreender a direção da escrita da língua portuguesa;
· Localizar informação dentro do texto;
· Ler frases recuperando o seu significado;
· Ler com fluência palavras, frases e textos;
· Produzir palavras de estruturas complexas;
1- Observe o texto
abaixo:
· Copiar no caderno:
·
O
que é receita?
Uma
receita explica detalhadamente como fazer um tipo de alimento, doce, salgado,
suco etc. Numa receita, encontramos os nomes e as quantidades necessárias de
cada ingrediente e o modo de preparo. A receita é um gênero textual que
apresenta duas partes bem definidas, ingredientes e modo de fazer. A primeira
parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias,
indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc. No modo de fazer, indica,
passo a passo, a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser
seguida para se obter o melhor resultado da receita. Uma
receita pode apresentar outras informações como tempo médio de preparo,
rendimento, calorias, etc.
ATIVIDADES
1- Copie ou cole a receita abaixo:
a) O que essa receita nos ensina a fazer?
2- Nessa receita que tipo de leite será utilizado?
3- Quais os ingredientes usados nessa receita?
4- Faça a separação silábica das palavras abaixo:
a) Condensado
b) Colheres
c) Ingredientes
d) Chocolate
e) Manteiga
f) Granulado
g) Brigadeiro
h) Espalhe
5- Observe a receita abaixo:
Pão de
queijo
Ingredientes
2 ½ xícaras de polvilho doce
½ xícara de polvilho azedo
1 xícara de leite
¾ xícara de óleo
1 xícara de queijo parmesão ou
minas
3 ovos inteiros
1 colher de chá de sal
Modo de
preparo
Bata tudo no liquidificador,
menos o queijo;
Despeje tudo em uma vasilha e
misture com o queijo já ralado;
Leve ao forno em forminhas de
empada untada por 20 minutos.
6- Para o que serve esta receita?
7- Quais são os eletrodomésticos utilizados nessa receita?
8- Essa é uma receita que as crianças podem fazer sozinhas? Justifique sua resposta.
9- Forme 3 frases à partir da imagem abaixo:
10- Agora, dê um nome para cada personagem da imagem acima: (Não esqueça! Nome próprio começa com letra maiúscula).
Comentários
Postar um comentário