Atividades de Português 17/08 à 21/08/2020

     Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Turma: 2° ano o1

Cronologia: 01/07 à 08/07

Componente curricular: Língua portuguesa

Áreas do conhecimento: Linguagem 

Gênero Textual: Receita

    Campos de atuação: Campo da Vida Cotidiana

   Competência específica do componente:

1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

HABILIDADES

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Estratégia de leitura

HABILIDADES:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Decodificação/ Fluência de leitura

HABILIDADES:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Formação de leitor 

HABILIDADES

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Planejamento de texto

HABILIDADES:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Revisão de textos

HABILIDADES:

(EF15LP06) Reler e o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

*(EF15LP06) Revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ESCRITA (COMPARTI LHADA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita

HABILIDADES:

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇ ÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

HABILIDADES:

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

HABILIDADES:

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas

HABILIDADES:

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Pontuação

HABILIDADES:

(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

·        Conhecer a estrutura do gênero trabalhado;

·        Conhecer os diferentes lugares onde circulam as receitas;

·        Saber para que serve o texto trabalhado;

·        Apontar as características do gênero trabalhado;

·        Utilizar pontuações adequadas nas produções;

·        Estabelecer estabelece relações letra X som (leitura);

·        Estabelecer relações som X letra (escrita);

·        Identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

·        Reconhecer as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

·        Separar sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

·        Compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

·      Escrever aplicando o princípio ortográfico;

·      Saber alinhar a escrita da língua portuguesa;

·      Compreender a direção da escrita da língua portuguesa;

·      Localizar informação dentro do texto;

·      Ler frases recuperando o seu significado;

·      Ler com fluência palavras, frases e textos;

·      Produzir palavras de estruturas complexas;


   1- Observe o texto abaixo:

   

·              Copiar no caderno:

 

·         O que é receita?

       Uma receita explica detalhadamente como fazer um tipo de alimento, doce, salgado, suco etc. Numa receita, encontramos os nomes e as quantidades necessárias de cada ingrediente e o modo de preparo. A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas, ingredientes e modo de fazer. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc. No modo de fazer, indica, passo a passo, a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita. Uma receita pode apresentar outras informações como tempo médio de preparo, rendimento, calorias, etc.

 

                                                               ATIVIDADES

    1- Copie ou cole a receita abaixo:


      a) O que essa receita nos ensina a fazer?

2- Nessa receita que tipo de leite será utilizado?

3- Quais os ingredientes usados nessa receita?

4- Faça a separação silábica das palavras abaixo:

a) Condensado                 

b) Colheres                     

c) Ingredientes               

d) Chocolate                   

e) Manteiga

f) Granulado

g) Brigadeiro

h) Espalhe


5- Observe a receita abaixo:

 

Pão de queijo

Ingredientes

2 ½ xícaras de polvilho doce

½ xícara de polvilho azedo

1 xícara de leite

¾ xícara de óleo

1 xícara de queijo parmesão ou minas

3 ovos inteiros

1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, menos o queijo;

Despeje tudo em uma vasilha e misture com o queijo já ralado;

Leve ao forno em forminhas de empada untada por 20 minutos.

 6- Para o que serve esta receita?

 7- Quais são os eletrodomésticos utilizados nessa receita? 

 8- Essa é uma receita que as crianças podem fazer sozinhas? Justifique sua resposta.        

9- Forme 3 frases à partir da imagem abaixo:

      

 


10- Agora, dê um nome para cada personagem da imagem acima: (Não esqueça! Nome próprio começa com letra maiúscula).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso