Atividades de Matemática 24/08 à 28/08

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova do Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora dois: Adriele Dala Nora

TURMA: 2° ANO 01

Cronologia: 24/08 à 28/08/2020

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ÁREAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA:

1.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

HABILIDADES:

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS

OBJETOS DE CONHECIMENTO Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração.

HABILIDADES:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS

OBJETOS DE CONHECIMENTO Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

HABILIDADES:

(EF02MA06) Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

(EF02MA06) Elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

OBJETOS DO CONHECIMENTO:

- Reconhecer os números até 999;

- Reconhecer a escrita dos números até 999;

- Utilizar a decomposição das escritas numéricas como estratégias de resoluções problemas;

- Reconhecer a composição e a decomposição polinominal dos números naturais;

- Reconhecer o zero na ausência de agrupamentos;

- Saber agrupar e desagrupar na base 10;

- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de tirar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de comparar;

- Resolver situações problemas de subtração que envolvem a ideia de completar;

- Diferenciar números da primeira e da segunda classe;

- Saber que um número pode mudar seu valor dependendo sua ordem;

METODOLOGIA (ATIVIDADES)

·         Apresentação do texto sobre subtração;


 ·          

 

Subtração 

A inversão da adição recebeu dos matemáticos o nome de subtração e é indicada pelo sinal -.

         O número que representa o total do qual se retira a parcela é chamado de minuendo;

         O número que representa a parcela retirada chama-se subtraendo;

E o seu resultado é chamado de diferença ou resto.

 

 

17

- 8

= 9

 

Minuendo

 

 

Subtraendo

 

Resto ou diferença

 

 

  Exemplo: Utilize o algoritmo da subtração para encontrar o resultado (resto) dos números      naturais abaixo:

 

a) 2524 - 23 =

Minuendo: 2354

Subtraendo: 23

Resto: ?

 

  

U.M

C

D

U

 

-     2       


3

5

4

Minuendo

 

 

2

3

Subtraendo

2

3

3

1

Resto ou diferença

 

1-Mara serviu 3 cenouras no almoço do seu coelhinho, ele comeu 2 cenouras. Sobrou alguma cenoura? Quantas?

 

    2-No zoológico haviam 4 elefantes, mas 2 deles foram para o circo. Quantos elefantes restaram no zoológico?

   3-Em um aquário havia 5 peixes, Pedro deu 2 peixinhos à sua prima. Com quantos peixinhos Pedro ficou?

4-Luciana está lendo um livro que tem 264 páginas. Faltam ainda ler 62 páginas. Quantas páginas ela já leu?

 

5-Manuel tinha uma centena e meia de bolas de gude. Perdeu 75 bolas no jogo. Com quantas bolas de gude Manoel ficou?

6- Josi fez 283 doces para vender. Ela já vendeu 51. Quantos doces Josi ainda possui para a venda?

7-Numa granja foram vendidos 563 ovos dos 754 que havia na prateleira. Quantos ovos faltam para ser vendidos?

8-Um fazendeiro tinha em sua fazenda 874 cabeças de gado. Foram vendidos 450 cabeças. Quantas cabeças de gado restaram na fazenda?

9- Em um estádio de futebol cabem 550 pessoas. Entraram apenas 380. Quantas pessoas ainda faltam para lotar o estádio?

10- Roberto tem 32 selos em sua coleção. Paulo tem 24 selos. Quantos selos Roberta têm a mais que Paulo?

 

11- Um sorveteiro fez 63 picolés de goiaba, 29 de laranja e 18 de manga. Vendeu ao todo 46 picolés. Quantos picolés não foram vendidos?

 

12- Em um caixote havia 48 maçãs apodreceram 36. Quantas maçãs sobraram?

 

13- Em uma escola havia 98 pratos para servir merenda escolar, 15 pratos foram quebrados. Quantos pratos sobraram?

14- Pinte o palhaço de acordo com o resultado das subtrações:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso