Atividades de História 10/08 à 14/08/2020

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova /Ambrósio

Professora: Rosimari Maria da Silva

Professora dois: Adriele Dala Nora

Turma: 2° ANO 01

Cronologia: 10/08 à 14/08/2020

Componente Curricular: História

Áreas do Conhecimento: Ciências Humanas

Competência Específicas de História:

2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

Unidade Temática: A COMUNIDADE E SEUS REGISTROS

Objetos de Conhecimento: O tempo como medida

HABILIDADES:

 (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Objetivos da aprendizagem:

*Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.);

*Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo;

*Aprofundar os conceitos de tempo e espaço;

*Perceber a importância das horas para as pessoas se programarem

  Durante o dia;


Atividades

 

       Assistir o vídeo” A TURMA DE SEU LOBATO”



 


 

     1-Responda de acordo com o poema:
 
      a) O que fazemos em cada tempo citado no poema?
     b) É só o relógio que marca o tempo?
     c) De quais outras formas podemos marcar o que acontece no nosso
     dia a dia?
    d) O que fazemos hoje podemos fazer daqui a alguns dias?
     e) Como podemos nos organizar para fazermos tudo o que precisamos
          no  dia a dia sem  esquecer nada? 
     f) Podemos saber de tudo o que vai acontecer no nosso dia?

     g) Todo mundo faz as mesmas coisas nos mesmos momentos do dia?

2-As pessoas tem rotinas diárias diferentes umas das outras.  Existem comunidades que estabelecem a sua rotina através das tarefas que precisam executar  com os fenômenos da natureza e nem sempre fazem uso de um relógio.


       a) como o Jonathas marca o tempo?

             b) Como Jonathas sabe a hora de fazer suas atividades diárias?

             c) A rotina dele é igual a sua?

             d) O que você achou da rotina de Jonathas? Por quê?


2- Escreva algo que você faz hoje e que acha que não poderá fazer daqui

   a alguns anos.

3-O tempo não para. Então aproveite bem o seu tempo. Faça um

desenho da atividade  que  você mais gosta de realizar atualmente.

*Podemos marcar o tempo de muitas maneiras. Você já viu uma ampulheta?


Com a ajuda de um adulto confeccione uma ampulheta e faça uma atividade de sua preferência usando-a para marcar o tempo que você precisou para realizá-la.


Abaixo seguem as instruções para a confecção.  

    Aprenda a fazer uma ampulheta

    Construa um instrumento para medir a passagem do tempo

    Você vai precisar de:


- 2 garrafas plásticas de refrigerante (600 ml) bem limpas e secas (uma delas com tampa);

- Areia fina, sal seco ou farinha fina de mesa;

- Fita gomada ou durex;

- 1 prego bem largo.


  Como fazer:


- Encha uma das garrafas com a areia, sal ou farinha de mesa;

- Tampe esta garrafa e peça para um adulto fazer um furo na tampa com um prego aquecido, de tamanho grande. Cole uma garrafa na outra, pelo gargalo;

- Ponha a garrafa cheia de areia virada para baixo e espere.

O que está acontecendo:


- A areia vai cair para a garrafa de baixo. O tempo que a areia leva para passar de uma garrafa para outra depende da quantidade de areia, do tamanho e do gargalo. Se a areia estiver úmida, pode ser que ela nem caia. Você pode fazer ajustes, aumentando ou diminuindo a quantidade de areia.

 Fonte: Sítio “Ciência Hoje”. Disponível em:   <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/aprenda-a-fazer-uma-ampulheta/>. Acesso em: 09 de set. 2013


 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso