Atividades de História 10/08 à 14/08/2020
Escola Municipal
de Ensino Fundamental Nova /Ambrósio
Professora
dois: Adriele Dala Nora
Turma: 2°
ANO 01
Cronologia: 10/08
à 14/08/2020
Componente Curricular:
História
Áreas do Conhecimento:
Ciências Humanas
Competência
Específicas de História:
2. Compreender a historicidade no tempo e no
espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção
das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como
problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Unidade Temática: A COMUNIDADE E SEUS
REGISTROS
Objetos de Conhecimento: O tempo como medida
HABILIDADES:
(EF02HI06) Identificar
e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas
ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
Objetivos da aprendizagem:
*Desenvolver
ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.);
*Usar
o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo;
*Aprofundar
os conceitos de tempo e espaço;
*Perceber
a importância das horas para as pessoas se programarem
Durante o dia;
Atividades
Assistir o vídeo” A TURMA DE SEU LOBATO”
1-Responda de acordo com o poema:
a) O que fazemos em cada tempo citado no poema?
b) É só o relógio que marca o tempo?
c) De quais outras formas podemos marcar o que acontece no nosso
dia a dia?
d) O que fazemos hoje podemos fazer daqui a alguns dias?
e) Como podemos nos organizar para fazermos tudo o que precisamos
no dia a dia sem esquecer nada?
f) Podemos saber de tudo o que vai acontecer no nosso dia?
g) Todo mundo faz as mesmas coisas nos mesmos momentos do dia?
2-As pessoas tem rotinas diárias diferentes umas das outras. Existem comunidades que estabelecem a sua rotina através das tarefas que precisam executar com os fenômenos da natureza e nem sempre fazem uso de um relógio.
a) como o Jonathas marca o tempo?
b) Como Jonathas sabe a hora de
fazer suas atividades diárias?
c) A rotina dele é igual a sua?
d) O que você achou da rotina de Jonathas? Por quê?
2- Escreva algo que você faz hoje e que
acha que não poderá fazer daqui
a alguns anos.
3-O tempo não para. Então aproveite bem o seu tempo. Faça um
desenho da atividade que você mais gosta de realizar atualmente.
*Podemos marcar o tempo de muitas maneiras. Você já viu uma ampulheta?
Com a ajuda de um adulto confeccione uma ampulheta e faça uma atividade de sua preferência usando-a para marcar o tempo que você precisou para realizá-la.
Abaixo seguem as instruções para a confecção.
Aprenda a fazer
uma ampulheta
Construa um
instrumento para medir a passagem do tempo
Você vai
precisar de:
- 2 garrafas plásticas de refrigerante (600 ml) bem limpas e secas (uma delas
com tampa);
- Areia fina, sal seco ou farinha fina de mesa;
- Fita gomada ou durex;
- 1 prego bem largo.
Como fazer:
- Encha uma das garrafas com a areia, sal ou farinha de mesa;
- Tampe esta garrafa e peça para um adulto fazer um furo
na tampa com um prego aquecido, de tamanho grande. Cole uma garrafa na outra,
pelo gargalo;
- Ponha a garrafa cheia de areia virada para baixo e
espere.
O que está acontecendo:
- A areia vai cair para a garrafa de baixo. O tempo que a areia leva para
passar de uma garrafa para outra depende da quantidade de areia, do tamanho e
do gargalo. Se a areia estiver úmida, pode ser que ela nem caia. Você pode
fazer ajustes, aumentando ou diminuindo a quantidade de areia.
Fonte: Sítio “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/aprenda-a-fazer-uma-ampulheta/>. Acesso em: 09 de set. 2013
Comentários
Postar um comentário