Atividades de Língua Portuguesa 15/07 à 22/07/2020

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

     Professora dois: Adriele Dala Nora

Turma: 2° ano o1

Cronologia: 01/07 à 08/07

Componente curricular: língua portuguesa

Áreas do conhecimento: linguagem

Campos de atuação: Vida Pública

Gênero: texto informativo

Competência específica do componente:

1--Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

Práticas de linguagem: leitura/escuta compartilha da e autônoma).

Objeto(s) do conhecimento: reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Habilidades:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Práticas de linguagem: produção de textos (escrita compartilha da e autônoma).

Objeto(s) do conhecimento: planejamento de texto.

Habilidades:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Práticas de linguagem: análise linguística/semiótica (alfabetização)

Objeto(s) do conhecimento: construção do sistema alfabético e da ortografia

Habilidades:

(EF02LP02) segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

Práticas de linguagem: análise linguística/semiótica(alfabetização).

Objeto(s) do conhecimento: construção do sistema alfabético e da ortografia.

Habilidades:

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Práticas de linguagem: análise linguística/semiótica (alfabetização)

Objeto(s) do conhecimento: construção do sistema alfabético e da ortografia

Habilidades:

(EF02LP04) ler e escrever corretamente palavras com sílabas cv, v, cvc, ccv, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* Identifica a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

* Reconhece as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

* Separa sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

* Compreende a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

* Escreve aplicando o princípio ortográfico;

* Localiza informação no texto trabalhado

*Lê frases recuperando o seu significado;

* Lê com fluência palavras, frases e textos;

* Produz palavras de estruturas complexas;

* Escreve frases com estruturas complexas;

*Identificar gênero masculino e feminino das palavras.


 

Masculino e Feminino 

    As pessoas, animais, objetos, comidas, lugares sempre recebem um nome e esses nomes são chamados de substantivos. Também todos eles pertencem a um dos dois gêneros :masculino ou feminino.

   Para o gênero masculino sempre usamos os artigos “o - um” e, para o feminino usamos “a - uma”.

1º momento: assistir o vídeo.




  ATIVIDADES

1-Indique o substantivo feminino com F e o masculino com M.

(  ) vida                                 (  )biscoito

(  ) maionese                         (  ) mundo

(  ) tênis                               (  ) fonte

(  )tesoura                            (  ) patrão

(  ) abacate                           (  ) caju

2-Associe os pares correspondentes.

(A) bode                               (  ) vaca

(B) carneiro                          (  ) égua

(C) cavalo                             (  ) cabra                  

(D) boi                                 (  ) ovelha  

3-Passe para o feminino.

a) avó:                                     f) chinês:

b) barão:                                  g) rei:

c) espanhol:                              h) pastor:

d) patrão:                                 i) capitão:

e) imperador:                           j) ator:                  

4-Marque os animais cujo nome tem uma única forma para o masculino e feminino.

(  ) cachorro              (  ) gato                          (  ) mosca

(  ) formiga                (  ) cobra                        (  ) pato

(  ) tatu                     (  ) carneiro                    (  ) borboleta

5-Realizar as atividades do livro Ápis de português páginas: 54 à 61 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso