Atividades de Língua Portuguesa 15/07 à 22/07/2020
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Turma: 2° ano o1
Cronologia: 01/07 à 08/07
Componente curricular: língua portuguesa
Áreas do conhecimento: linguagem
Campos de atuação: Vida Pública
Gênero: texto informativo
Competência específica do componente:
1--Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
Práticas de linguagem: leitura/escuta compartilha da e autônoma).
Objeto(s) do conhecimento: reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Habilidades:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Práticas de linguagem: produção de textos (escrita compartilha da e autônoma).
Objeto(s) do conhecimento: planejamento de texto.
Habilidades:
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
Práticas de linguagem: análise linguística/semiótica (alfabetização)
Objeto(s) do conhecimento: construção do sistema alfabético e da ortografia
Habilidades:
(EF02LP02) segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras
Práticas de linguagem: análise linguística/semiótica(alfabetização).
Objeto(s) do conhecimento: construção do sistema alfabético e da ortografia.
Habilidades:
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
Práticas de linguagem: análise linguística/semiótica (alfabetização)
Objeto(s) do conhecimento: construção do sistema alfabético e da ortografia
Habilidades:
(EF02LP04) ler e escrever corretamente palavras com sílabas cv, v, cvc, ccv, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
* Identifica a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
* Reconhece as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
* Separa sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;
* Compreende a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;
* Escreve aplicando o princípio ortográfico;
* Localiza informação no texto trabalhado
*Lê frases recuperando o seu significado;
* Lê com fluência palavras, frases e textos;
* Produz palavras de estruturas complexas;
* Escreve frases com estruturas complexas;
*Identificar gênero masculino e feminino das palavras.
Masculino e Feminino
As pessoas, animais, objetos, comidas, lugares sempre recebem um nome e esses nomes são chamados de substantivos. Também todos eles pertencem a um dos dois gêneros :masculino ou feminino.
Para o gênero masculino sempre usamos os artigos “o - um” e, para o feminino usamos “a - uma”.
1º momento: assistir o vídeo.
ATIVIDADES
1-Indique o substantivo feminino com F e o masculino com M.
( ) vida ( )biscoito
( ) maionese ( ) mundo
( ) tênis ( ) fonte
( )tesoura ( ) patrão
( ) abacate ( ) caju
2-Associe os pares correspondentes.
(A) bode ( ) vaca
(B) carneiro ( ) égua
(C) cavalo ( ) cabra
(D) boi ( ) ovelha
3-Passe para o feminino.
a) avó: f) chinês:
b) barão: g) rei:
c) espanhol: h) pastor:
d) patrão: i) capitão:
e) imperador: j) ator:
4-Marque os animais cujo nome tem uma única forma para o masculino e feminino.
( ) cachorro ( ) gato ( ) mosca
( ) formiga ( ) cobra ( ) pato
( ) tatu ( ) carneiro ( ) borboleta
5-Realizar as atividades do livro Ápis de português páginas: 54 à 61
Comentários
Postar um comentário