Aula de Matemática 10/06 à 17/06/2020

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova do Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

TURMA: 2° ANO 01

Cronologia: 10-06-2020 à 17-06-2020 

   COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA:

1.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

HABILIDADES:

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Composição e decomposição de números naturais (até 1000).

HABILIDADES:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

- Utilizar cálculo mental nas resoluções problemas;

- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;

- Resolver situações problemas de adição que envolvem a ideia de acrescentar;

- Reconhecer e nomear os números ordinais;

- Identificar a ordem de objetos utilizando os números ordinais;

Atividades

 

1- Escreva em números ordinais a posição das crianças que estão na fila para o cinema:



 

a) Circule a criança que está em 5º lugar: 

b) Pinte a criança que está em 2º lugar: 

2- Faça o que se pede:

 

 

Agora, pinte os vagões de acordo com a legenda:

a) O 1º vagão de vermelho.

b) O 3º vagão de azul.

c) O 5ºvagão de verde.

d) O 7º vagão de amarelo.

e) O 9º vagão de roxo.

f) Os outros vagões de laranja.

g) Quais são os vagões que você pintou de laranja?

  

         __________/__________/____________/___________

 

3- Qual a posição das seguintes letras do alfabeto:

    A_________
    D_________
    G_________
    J _________

4-Observe as cenas e numere-as com os numerais ordinais, de acordo com a sequência dos acontecimentos:


     5- Complete a classificação da corrida conforme o quadro abaixo:



6- Observe a fila das crianças e numere as ordens:

 


 a)    Quantas crianças estão na fila? ______________________

b)   Quem ocupa a décima posição? _______________________

c)    Quem é o primeiro da fila? __________________________

d)   Qual posição é ocupada por Gael? ______________________ 

e) Quem ocupa a oitava posição? ______________________________


7-Resolva as situações problemas: 

a) Numa granja haviam 132 galinhas em um galinheiro e 229 em outro. Quantas galinhas possuem nessa granja?

b) Diego plantou 156 mandiocas e 227 batatas. Qual o total de mandiocas e batatas plantadas por Diego?

c) Para fazer um trabalho da escola os alunos precisavam ler um livro. Marcos leu 139 páginas e Nicolas leu 117. Quantas páginas o livro tem?

d) Num pasto há 147 vacas e 132 bois. Quantos gados tem no pasto?

e) Um pasteleiro vendeu 89 pasteis de carne e 70 pasteis de queijo. Quantos pasteis foram vendidos?

f) Matias plantou 103 mudas de alface e 96 mudas de rúcula. Quantas mudas Matias plantou?

g) Estela fez 302 docinhos para a festa de aniversário de Antônio, Cleide fez mais 289 docinhos. Quantos docinhos terão na festa de Antônio? 

h) Para construir um arco de balões para uma festa, Vanessa irá usar 50 balões amarelos, 47 azuis e 32 vermelhos. Quantos balões no total Vanessa irá usar?

 

8- Faça cálculo mental:

a) 23 + 14 =                                        d) 31 + 7 =

b) 18 + 15 =                                        e) 36 + 14 =

c) 21 + 21 =                                        f) 16 + 17 =

 

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso