Aula de História 10/06 à 17/06

 

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA DO AMBRÓSIO

PROFESSORA: Rosimari Maria da Silva

TURMA: 2° ANO 01

Cronologia: 10/06 à 17/06/2020

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANA

UNIDADE TEMÁTICA: COMUNIDADE E SEUS REGISTROS

OBJETOS DE CONHECIMENTO A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas;

COMPETÊNCIA ESPECÍFICAS DE HISTÓRIA: 2.Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

HABILIDADES:

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

OBJETIVOS APRENDIZAGEM:

* Conhecer as diferentes fases da vida dos seres humanos;

* Reconhecer as características de cada fase da vida;

* Identificar características físicas próprias;

* Identificar a fase da vida em que se encontra;

* Reconhecer suas fases futuras.

METODOLOGIA:

- Converse com sua família e acerca destes questionamentos:

·   Seu pai já foi bebê?

·   Sua mãe já foi bebê?

·   Seu avô e sua avó já foram bebês?

·  Você já foi bebê?

·   O que seus pais contam de quando você era bebê?

·   Sua família guarda alguma lembrança de quando você era bebê?

·   Quem tem um animal de estimação? Ele já foi bebê?

 

- Assista ao vídeo abaixo:






- Copie o texto:




 

FASES DA VIDA

As principais etapas ou fases da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice.

Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante.

Costumamos considerar que a vida humana está dividida em fases. A forma de divisão varia bastante, mas, geralmente, ela é feita assim:
- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis.

- Adolescência: também conhecida como juventude, costuma ir dos doze aos vinte anos de idade. Nessa fase, ocorrem muitas transformações no corpo e na nossa mente. É geralmente nessa fase que as pessoas entram na faculdade, e também começam a namorar.

- Fase adulta: consideramos que a fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho. É geralmente nessa fase que as pessoas costumam ter filhos.

- Velhice: também chamada de terceira idade, ou melhor idade. É aqui, ou um pouco antes, que os cabelos começam a embranquecer, a pele se apresenta mais enrugada e, em muitos casos, principalmente em idade mais avançada, alguns problemas de saúde surgem. Essa é fase em que a pessoa apresenta mais experiência de vida, podendo nos ensinar muitas coisas interessantes.

Texto de Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids.

(https://escolakids.uol.com.br/ciencias/as-fases-da-vida.htm)

Adaptado pela Professora



Responda:

1- Quais as principais etapas da vida humana?


 

2- Em qual fase da vida você se encontra agora?

3- Qual a fase de maior aprendizagem?

 

4- Qual a fase em que a pessoa tem mais experiência de vida?

 

5- Em que fase as pessoas costumam ter filhos?

 

6- Assista o vídeo abaixo. Ouça a música com atenção:


 


a) Agora faça uma ou mais frases sobre algo que você aprendeu com a música:

*7- Faça uma tabelinha comparando suas medidas e pesos de quando nasceu e o atual:

 

 

Peso

Altura

Quando Nasci

 

 

Hoje em dia

 

 



*8- Observe fotos suas, de quando você era bebê e escreva:

 

a) Escreva as principais características que você percebe que não mudou:

 

b) Escreva as principais características que você percebe que mudou:

 

OBS: *As atividades 7 e 8 após serem realizadas no caderno, os alunos deverão fazer um vídeo falando sobre suas mudanças ou o que não mudou, à partir das respostas destas questões.o vídeo deverá ser enviado para a professora através do WhatsApp.

 

9- Numere as características a cada fase correspondente:

 

 ( 1 ) Infância

( 2 ) Adolescência

( 3 ) Fase Adulta

( 4 ) Velhice

 

(       ) Estou na fase em que  meu corpo tem muitas limitações. Tenho muitas experiências que consegui ao longo da vida.

(       ) Saí da adolescência, trabalho e sei das minhas reponsabilidades.

(       ) Estou começando a conhecer o mundo e estou em crescimento.

(       ) Nessa fase ocorrem as maiores mudanças, tanto no meu corpo quanto na minha mente.  É ai que estou entrando para a faculdade.

 

10- Relacione as etapas da vida a suas respectivas imagens:

( 1 ) Infância

( 2 ) Adolescência

( 3 ) Fase Adulta

( 4 ) Velhice




     11- Procure em revistas, jornais ou livros uma imagem que represente cada fase da vida de uma pessoa. Cole-as na sequência correta


12- Marque a opção INCORRETA sobre os cuidados durante a infância:

      (       ) A criança precisa se alimentar bem, pois o crescimento dela costuma ser       rápido.
      (       ) Não é necessário cuidar das crianças porque elas sabem se cuidar sozinhas.
      (       ) É necessário cuidar da higiene das crianças, para evitar doenças.
      (       ) As crianças precisam ir ao médico sempre que necessário.

 

 

  13- Faça um desenho e uma frase representando como você se imagina no futuro. Escreva também a profissão que você pretende seguir:  

     14- Faça uma linha do tempo registrando momentos importantes dentro de cada fase da vida. Registre através de fotos (pode ser desenhos ou até mesmo imagens de revistas). Registre desde quando você era bebê, como você é hoje e como se imagina no futuro.


 

Você pode seguir o exemplo abaixo ou criar seu próprio modelo:

 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso