Atividades de Português 17/06 à 24/06

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA/ AMBRÓSIO

PROFESSORA REGENTE: ROSIMARI MARIA DA SILVA

TURMA: 2° ANO O1

CRONOLOGIA: 17/06 à 24/06

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM

CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO

GÊNERO: Texto informativo

Competência específica do componente:

1--Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* identifica a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

* reconhece as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

* separa sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

* compreende a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

* escreve aplicando o princípio ortográfico;

* localiza informação no texto trabalhado

*lê frases recuperando o seu significado;

* lê com fluência palavras, frases e textos;

* produz palavras de estruturas complexas;

* escreve frases com estruturas complexas.

 

ATIVIDADES

1-Leia o texto com atenção e depois faça o que se pede:



 

Centopeia

 

As centopeias são animais carnívoros e de rápida locomoção.

    Elas apresentam entre 15 e 191 pares de pernas, dependendo da espécie e do tamanho.

    As centopeias são predadoras providas de uma garra com veneno. O veneno delas não é perigoso para o homem nem para as crianças pequenas, a não ser em casos de reações alérgicas.

     A alimentação, desses animais é à base de larvas e besouros.

 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/centopeia. Acesso em: 15jan.2014.(Trecho adaptado para fins didáticos.)


a) Marque com um x a informação que você obteve com a leitura do texto.

(   ) como a centopeia injeta o veneno dela.

(   )os alimentos preferidos das centopeias.

(   ) o tempo médio de vida das centopeias.

(   ) porque a centopeia também é chamada de lacraia.

b) Que tipo de animais são as centopeias?

c) Quantos pares de pernas elas podem apresentar?

d) Como é o veneno das centopeias?

c) Quem escreveu o texto Centopeia queria:

(   ) contar uma história.

(   )dar informações.

(   )dar uma notícia.

(   )divertir as pessoas.


De acordo com as regrinhas da língua portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. Em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”.




 




1-Complete as palavras da cruzadinha usando M ou N.


 


3-Complete a tabela.



4-Complete as palavras com M ou N:

 
 

5-Escolha cinco palavras da atividade anterior e forme frases.

6-Marque com um x as palavras corretas.

 

7-Agora, escreva corretamente as palavras erradas 

8-Encaixe o nome das figuras na cruzadinha abaixo. 





Sugestão de um ditado com as palavras da cruzada.

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso