Atividades de Português 01/07 à 08/07/2020
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA/ AMBRÓSIO
PROFESSORA REGENTE: ROSIMARI MARIA DA SILVA
TURMA: 2° ANO O1
CRONOLOGIA: 01/07 à 08/07
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM
CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO
GÊNERO: Texto informativo
Competência específica do componente:
1--Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
HABILIDADES:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Planejamento de texto
HABILIDADES:
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES:
(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/S EMIÓTICA (ALFABETIZAÇ ÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES:
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)
OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES:
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
* identifica a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;
* reconhece as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);
* separa sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;
* compreende a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;
* escreve aplicando o princípio ortográfico;
* localiza informação no texto trabalhado
*lê frases recuperando o seu significado;
* lê com fluência palavras, frases e textos;
* produz palavras de estruturas complexas;
* escreve frases com estruturas complexas.
ATIVIDADES
1-Leia o texto com atenção e depois faça o que se pede:
2-Que tipo de texto é esse?
3-Existem cerca de quantos tipos de macacos diferentes?
4-Onde vive a maioria dos macacos?
5- O que o macaco faz para se equilibrar?
6- A finalidade deste texto é:
( )contar uma história.
( )dar uma informação.
( )dar um recado.
( )fazer um convite.
7-O macaco é um animal:
( )réptil
( ) ave
( ) peixe
( ) mamífero
8- Dos alimentos abaixo, qual deles o macaco não come:
( )raízes ( )ovos ( )frutas ( ) bombom ( ) folhas
9-Os macacos se comunicam através de sinais. Menos:
( ) mãos ( ) guinchos ( )caretas ( ) apito
Antônimos e sinônimos
Sinônimos: palavras com sentidos semelhantes.
Exemplo: alegre - feliz
Antônimos: palavras com sentidos opostos, contrários.
Exemplo: alegre - triste
1-De o antônimo destas palavras:
a) alto__________________ f) maioria______________
b) claro_________________ g) dia_________________
c) duro__________________ h) lento_______________
d) grande________________ i) dentro_______________
e) molhado________________ j) gordo________________
2-Associe as colunas, indicando os sinônimos.
( A ) bonito ( ) casa
( B ) equipe ( ) bravo
( C ) feroz ( ) cauda
( D ) moradia ( ) belo
( E ) rabo ( ) time, grupo
3-Escreva os antônimos de cada situação.
4-Localize no diagrama o antônimo
destas palavras e anote-os
a) sorrir_________________ d) quente_______________
b) longe__________________ e) positivo______________
c) pesado_________________ f) limpo________________
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a) Conheci uma senhora simpática.
b) O lutador é forte.
c) Meu irmão abriu a porta do carro.
d) A menina tem cabelos longos.
e) Eu tenho uma camiseta escura.
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