Atividades de Português 01/07 à 08/07/2020

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA/ AMBRÓSIO

PROFESSORA REGENTE: ROSIMARI MARIA DA SILVA

TURMA: 2° ANO O1

CRONOLOGIA: 01/07 à 08/07

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM

CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO

GÊNERO: Texto informativo

Competência específica do componente:

1--Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

HABILIDADES:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Planejamento de texto

HABILIDADES:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/S EMIÓTICA (ALFABETIZAÇ ÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* identifica a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

* reconhece as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

* separa sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

* compreende a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

* escreve aplicando o princípio ortográfico;

* localiza informação no texto trabalhado

*lê frases recuperando o seu significado;

* lê com fluência palavras, frases e textos;

* produz palavras de estruturas complexas;

* escreve frases com estruturas complexas.

ATIVIDADES

1-Leia o texto com atenção e depois faça o que se pede:





2-Que tipo de texto é esse?

3-Existem cerca de quantos tipos de macacos diferentes?

4-Onde vive a maioria dos macacos?

5- O que o macaco faz para se equilibrar?

6- A finalidade deste texto é:

(   )contar uma história.

(   )dar uma informação.

(   )dar um recado.

(   )fazer um convite.

7-O macaco é um animal:

(   )réptil

(   ) ave

(   ) peixe

(   ) mamífero

 

8- Dos alimentos abaixo, qual deles o macaco não come:

(   )raízes    (    )ovos      (   )frutas       (    ) bombom       (    ) folhas

 

9-Os macacos se comunicam através de sinais. Menos:

(    ) mãos       (   ) guinchos         (    )caretas         (    ) apito

 

Antônimos e sinônimos


Sinônimos: palavras com sentidos semelhantes.

Exemplo: alegre - feliz

Antônimos: palavras com sentidos opostos, contrários. 

Exemplo: alegre - triste


                                                    ATIVIDADES

1-De o antônimo destas palavras:

a) alto__________________              f) maioria______________

b) claro_________________              g) dia_________________

c) duro__________________             h) lento_______________

d) grande________________             i) dentro_______________

e) molhado________________           j) gordo________________

 

2-Associe as colunas, indicando os sinônimos.

( A ) bonito                           (   ) casa

( B ) equipe                           (   ) bravo

(  C ) feroz                           (   ) cauda

( D ) moradia                        (   ) belo

( E ) rabo                             (   ) time, grupo


3-Escreva os antônimos de cada situação.


4-Localize no diagrama o antônimo destas palavras e anote-os

a) sorrir_________________           d) quente_______________

b) longe__________________          e) positivo______________

c) pesado_________________          f) limpo________________

 

  

M

S

Ç

L

H

U

D

P

W

J

N

D

N

E

G

A

T

I

V

O

B

F

O

S

K

R

G

I

A

M

V

G

I

Y

L

E

H

U

S

P

C

H

U

S

U

J

O

Y

D

E

X

J

Y

D

P

Q

K

F

F

R

Z

L

E

V

E

A

L

R

G

T

A

K

R

G

I

S

Ç

I

H

O

C

H

O

R

A

R

B

O

M

X



 5-Reescreva as frases trocando as palavras destacadas pelo antônimo:

a)   Conheci uma senhora simpática.

b)  O lutador é forte.

c)   Meu irmão abriu a porta do carro.

d)  A menina tem cabelos longos.

e)   Eu tenho uma camiseta escura.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso