Atividades de Ciências 17/06 à 24/06

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Turma: 2º Ano 01

Cronologia: 17/06 à 24/06/2020

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA

UNIDADE TEMÁTICA: TERRA E UNIVERSO

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Movimento aparente do Sol no céu.

COMPETÊNCIAS DAS CIÊNCIASDA NATUREZA:

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

 

UNIDADE TEMÁTICA: TERRA E UNIVERSO

OBJETOS DE CONHECIMENTO:O Sol como fonte de luz e calor.

 

HABILIDADES:

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

 

Objetivos:

 

*Identificar a luz do sol como fonte de luz e calor;

*Ampliar o conhecimento sobre o Sol e a saúde do ser humano;

*Compreender a importância da luz e do calor do Sol para a manutenção da vida no planeta Terra;

*Reconhecer que devemos ter alguns cuidados com o sol;              

*Identificar atitudes e materiais que propiciem proteção associada a exposição solar.

 

 Como já sabemos que o sol é considerado uma fonte de luz natural, responda as questões abaixo. 

 

 


 1-Leia os versos abaixo e marque a resposta correta:

 

O sol, astro que aquece

Que ajuda a planta a nascer

 Faz bem à vida da gente

Sem ele se pode morrer

O sol de tanta importância

Empresta sua luz ao dia

Só chega se a lua se esconde

Se vai quando a coruja pia

Ao sol alegre passeio Saúde eu quero manter

Mas sei que bem cedo ou tardinha

O passeio que eu devo ter

 

1- Quem é o astro que aquece?

 a) (   ) A Lua

 b) (   )A estrela

 c) (   )A Terra                        

 d) (   ) O Sol

 

2. Podemos relacionar o verso onde está escrito que o Sol “ajuda a planta a nascer” com:

 a)(   ) A planta para nascer precisa da luz e do calor do Sol.

 b)(   )A planta precisa apenas de água.

 c)(   )A planta não precisa do Sol.

 d)(   )A planta precisa apenas da terra.

 

3. O Sol “empresta sua luz ao dia” quer dizer que:

 a)(   ) O dia é escuro

 b)(   )O dia e a noite são claros

 c)(   )O dia é claro

 d)(   ) O dia e a noite são escuros

 

   CUIDADOS COM O SOL

 

      A estação mais esperada pela garotada é o verão, tempo de sol e férias escolares. Nesse período, muitas crianças gostam de ir à praia ou à piscina brincar com amigos

     A chegada do verão traz também a preocupação dos pais em proteger os filhos dos efeitos do Sol.

    A exposição exagerada e sem cuidados ao Sol é prejudicial à saúde e pode causar sérios problemas ao organismo. Queimaduras, envelhecimento rápido da pele, lesão nos olhos, desidratação, sardas e mesmo doenças mais graves, como o câncer da pele, são alguns exemplos.

     A exposição excessiva faz mal, mas por outro lado, a dosagem certa é uma aliada da nossa saúde. O Sol tem, por exemplo, a importante função de fixar a vitamina D em nosso organismo ou o cálcio nos ossos, para deixá-los mais fortes. Os médicos recomendam que se evite pegar sol no período das 10h às 16h, quando os raios ultravioleta são mais intensos.

    É importante usar regularmente o protetor solar, com fator de proteção (FPS) indicado para a sua pele. O protetor deve ser aplicado em casa 30 minutos antes da exposição ao Sol, sempre que sair da água e a cada duas horas de exposição contínua. Também é preciso ficar na sombra, usar chapéus e óculos de sol. Mas atenção! Ficar sob um guarda-sol é importante, mas não suficiente para se proteger, pois a radiação solar é refletida pela água, areia e concreto. E saiba que esses cuidados devem ser tomados durante o ano todo, pois os raios UVA e UVB continuam intensos mesmo no inverno ou em dias nublados.


Assistir o vídeo sobre os cuidados com a exposição ao sol.

                           


 

                                 Atividades

1-Responda:

a) Qual é  estação mais esperada pela garotada?

b) O que as crianças gostam de fazer nesse período?

c) Quais são os problemas que a exposição excessiva ao sol pode causar?

d) Qual é a importância de tomar sol na dosagem certa?

 

 

2-Tomar sol faz bem à saúde, mas é preciso fazer isso em um horário adequado. Em quais horários podemos tomar sol em segurança?

 
        ) das 6 ás 12 horas.

(   ) até às 10 e após às 16 horas

(   ) das 12 às 16 horas

(   ) entre 13 e 15 horas

 

3-Qual produto devemos passar na pele para nos proteger dos raios solares?

 

(   ) talco      (   ) sabonete        (    ) filtro solar         (   ) creme dental

 

4-O produto que você marcou na atividade anterior deve ser usado apenas quando vamos à praia? Explique com suas palavras.

 

5-Qual parte do corpo estes objetos ajudam a proteger dos raios solares?

 

  

 6-Para nos hidratarmos, é muito importante:

 

(    ) tomar água

(    ) tomar suco

(    ) tomar refrigerante



7- Observe estes filtros solares.




 

a)    Que sigla é usada nas embalagens de para indicar o Fator de Proteção ao Sol?

b)   Dos filtros acima, pinte o que pode nos proteger mais da ação do sol.


8-Estas pessoas estão tomando alguns cuidados durante a exposição ao sol na praia. Quais são esses cuidados?


 

9- Você também gosta de ir à praia?

 

10-Faça um desenho representando um dia na praia com sua família. Não esqueça de apresentar no desenho os cuidados que devemos ter com a exposição ao sol.

                                                     




 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso