ATIVIDADES 03/06 à 10/06/2020 ( Português, Ciências e Ensino Religioso)

Atividades de Português

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA/ AMBRÓSIO

PROFESSORA REGENTE: ROSIMARI MARIA DA SILVA

PROFESSORA DOIS: ADRIELE DELA NORA

TURMA: 2° ANO O1

CRONOLOGIA: 01/06 à 06/06

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM

CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO

GÊNERO: Texto informativo

Competência específica do componente:

1--Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

HABILIDADES

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Estratégia de leitura

HABILIDADES:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Decodificação/ Fluência de leitura

HABILIDADES:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUTA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Formação de leitor

HABILIDADES

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Planejamento de texto

HABILIDADES:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Revisão de textos

HABILIDADES:

(EF15LP06) Reler e o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

*(EF15LP06) Revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ESCRITA (COMPARTI LHADA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita

HABILIDADES:

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/S EMIÓTICA (ALFABETIZAÇ ÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

HABILIDADES:

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

HABILIDADES:

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas

HABILIDADES:

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Pontuação

HABILIDADES:

(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

*saber para que serve um texto informativo;

*conhecer os diferentes lugares onde circulam os texto informativos;

* apontar as características da parlenda

* utilizar pontuação adequada nas suas produções;

* estabelecer relações letra X som (leitura);

* estabelecer relações som X letra (escrita);

* identificar a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

* reconhece as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

* separa sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

* compreender a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

* escrever aplicando o princípio ortográfico;

*sabe alinhar a escrita da língua portuguesa;

* compreender a direção da escrita da língua portuguesa;

* localizar informação no texto trabalhado;

*ler frases recuperando o seu significado;

* ler com fluência palavras, frases e textos;

* produzir palavras de estruturas complexas.


Gênero textual: Texto Informativo

Um texto informativo tem o objetivo principal de informar o leitor sobre um determinado assunto, expondo e esclarecendo qualquer dúvida em relação ao tema em questão.

                                         Atividades

1-Leia o texto depois faça o que se pede:


  

Plutão

    Plutão é um planeta anão do Sistema Solar. Plutão é formado por rocha e gelo e é relativamente pequeno, menor que a lua.

   Até 2006, Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. Mas, em agosto de 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma nova definição de planeta e Plutão deixou de ser planeta e ganhou nova classificação. Agora ele é considerado um planeta anão.

 

                                Texto retirado do livro Provinha Brasil 3° ano.


a) Quem é Plutão?

b) Quando Plutão passou a ser chamado de planeta anão?

c) Com que astro é comparado o tamanho de Plutão?

d) Plutão é maior ou menor que esse astro?

e) O que significa a sigla UAI?

f) De onde o texto foi retirado

g) Quantos parágrafos há no texto?


Plural e Singular


QUANDO A PALAVRA INDICA SOMENTE UM ELEMENTO, DIZEMOS QUE ESSA PALAVRA ESTÁ NO SINGULAR.

QUANDO UMA PALAVRA INDICA MAIS DE UM ELEMENTO, DIZEMOS QUE A PALAVRA ESTÁ NO PLURAL.


1-Complete com plural e singular.

a) O__________________ indica só um elemento.

b) O_________________ indica mais de um elemento.

2-Forme o plural acrescentando S.

Macaco                                   mesa

Bicicleta                                  pessoas

Livro                                       armário

Tesoura                                   maçã

caneta                                     gato


3- Reescreva as frases, passando para o plural as palavras destacadas.

a) O sistema solar é formado por planeta, estrela, cometa e outros astros.

b) No planeta existem árvore, mar, animal e pessoa.       

 4-Forme o plural destas palavras.

Farol

Papel

Anel

Pincel

Coração

 5-Forme o plural acrescentando es.

Motor                                  juiz

Mês                                     giz

Flor                                     pastor


Sugestão de um ditado com as palavras abaixo.




planeta

rocha

pequeno

deixou

ganhou

pessoa

tesoura

mesa

pincel

cócega

férias

anzóis

papel

Plutão

considerado

 

 






 
 



Escolha 5 palavras da cruzadinha e forme frases.

Sugestão de um ditado com as palavrinhas da cruzada acima.


                                        ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Adriele Dela Nora

Turma: 2º Ano 01

Cronologia: 01/06 à 05/06/2020

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA

UNIDADE TEMÁTICA: TERRA E UNIVERSO

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Movimento aparente do Sol no céu.

COMPETÊNCIAS DAS CIÊNCIASDA NATUREZA:

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

UNIDADE TEMÁTICA: TERRA E UNIVERSO

OBJETOS DE CONHECIMENTO:O Sol como fonte de luz e calor. 

HABILIDADES:

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

 

Objetivos:

 

*Identificar a luz do sol como fonte de luz e calor;

*Ampliar o conhecimento sobre o Sol e a saúde do ser humano;

*Compreender a importância da luz e do calor do Sol para a manutenção da vida no planeta Terra.

 

 

        

 

                          Sol como fonte de luz e calor

    

 

  A luz natural que ilumina nosso planeta é produzida pelo astro chamado de sol, que está localizado a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra. A luz produzida pelo Sol viaja através do universo a uma velocidade de aproximadamente 300 000 km/s (quilômetros por segundo) chegando a Terra cerca de 8 minutos após ser liberada pelas explosões ocorridas.

     A luz solar que atinge a superfície da Terra é, em grande parte, absorvida pelo solo, pela água e pelos seres vivos

    A luz solar é responsável pela vida dos seres do planeta. As plantas utilizam a luz solar na produção de seu próprio alimento.

    Os raios de luz podem ser absorvidos ou refletidos pelas superfícies. As superfícies claras refletem melhor os raios luminosos. Já as superfícies escuras absorvem melhor esses raios e com eles o calor.

 


ATIVIDADES


1-A luz natural que ilumina nosso planeta é produzida por qual astro?

2-Como é absorvida a luz solar que atinge a superfície da Terra?

      3-No que as plantas utilizam a luz solar?

4-Complete as frases corretamente usando a palavra: refletem ou absorvem.

a) As superfícies claras........................... ...... melhor os raios luminosos.

b) As superfícies escuras.............................. melhor esses raios e com eles o calor.

 


                                                   Futebol e as cores

            Na escola estava sendo organizado um campeonato entre classes de futebol. Os times eram formados por meninos e meninas que estivessem dispostos a jogar. Em uma tarde quente e ensolarada o campeonato finalmente teve início. O time do segundo ano da manhã utilizava uniforme branco e jogava contra o time do segundo ano da tarde, que utilizava uniforme preto. No desenrolar do jogo, o time da manhã (de uniforme branco) corria muito mais que o time da tarde (de uniforme preto), os jogadores do time da tarde suavam muito e passavam a impressão de estarem cansados e sofrendo com o calor.

        Foi um gol atrás do outro, o time do segundo ano da manhã se destacou e foi o grande vencedor do primeiro jogo do campeonato da escola.

      Lembrando do jogo fico imaginando se a cor dos uniformes interferiu de alguma maneira no desempenho dos jogadores. O que vocês acham?

 

  

1-Qual foi o time que teve melhor desempenho na tarde ensolarada e de calor?

2-O que aconteceu na primeira partida do campeonato?

3-Qual era a cor do uniforme do time vencedor?

4-Se você tivesse que escolher a cor do uniforme para um time de futebol jogar em uma tarde de sol e calor, qual seria a cor? Por quê

   Abaixo seguem as instruções de um experimento que seria realizado com a professora.

   Fica a critério da família realizar ou não o experimento.

clique aqui para ver os materiais necessários para o experimento.

clique aqui para ver as instruções do experimento.


APÓS EXPERIMENTO:

 

·         Qual superfície derreteu primeiro, a branca ou a preta?

·         Qual cor absorve calor mais facilmente?

·         Qual relação podemos fazer entre o experimento e o caso do jogo de futebol?


         Atividades de Ensino Religioso

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

      Professora Dois: Adriele Dela Nora

Turma 2º ano 01

Data: 03/06/2020

Cronograma: uma aula

COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ensino Religioso              

UNIDADE TEMÁTICA:IDENTIDADES E ALTERIDADES

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Símbolos religiosos

HABILIDADES:

(EF02ER05) Conhecer e Identificar, distinguir e respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO RELIGIOSO:

2. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.

Objetivos de aprendizagem:

*Reconhecer o direito à diferença religiosa;

*Reconhecer a diversidade religiosa, presente na sociedade;

*Identificar símbolos das tradições religiosas presentes na comunidade, estabelecendo relação de seus significados;

*Identificar alguns espaços sagrados existentes na comunidade.

EU E OS OUTROS SOMOS NÓS

        Cada ser humano tem a sua história de vida.

        A história de cada um é uma história diferente

        Eu sou eu. Tenho a minha história de vida e você tem a sua.

        Convivemos com os nossos familiares, amigos, colegas e com muitas outras pessoas. Assim, cada um de nós está construindo a sua história de vida.

        Na família, na escola, na comunidade religiosa eu, você e as outras pessoas somos nós.

        Nós formamos grupos de pessoas que convivem juntas 

 Isto é conviver em comunidade.


 



Atividades

 

1-Qual é o título do texto?

2-Sobre o que o texto está falando?

3-Desenhe a história da sua vida em forma de quadrinhos. Represente nela alguns acontecimentos religiosos.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
4-Faça um cartaz em uma folha de papel A4 representando a comunidade religiosa que você frequenta ou uma que você conhece.

   5-Desenhe em seu caderno a sua família, os colegas que formam a sua sala de aula, desenhe também a sua comunidade religiosa ou uma que você conhece. Escreva frases sobre os desenhos.

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso