PORTUGUÊS 13/05 à 20/05/ 2020

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA/ AMBRÓSIO

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Adriele Dela Nora

Cronologia: Uma aula

TURMA: 2° ANO O1

 

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM

CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO

GÊNERO: Fábula

 

Competência específica do componente:

1--Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

HABILIDADES

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Estratégia de leitura

HABILIDADES:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Decodificação/ Fluência de leitura

HABILIDADES:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Formação de leitor

HABILIDADES

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Planejamento de texto

HABILIDADES:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Revisão de textos

HABILIDADES:

(EF15LP06) Reler e o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

*(EF15LP06) Revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ESCRITA (COMPARTI LHADA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita

HABILIDADES:

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula

HABILIDADES:

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Escuta atenta

HABILIDADES:

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Características da conversação espontânea

HABILIDADES:

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala

HABILIDADES:

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Relato oral/Registro formal e informal

HABILIDADES:

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/S EMIÓTICA (ALFABETIZAÇ ÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

HABILIDADES:

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

HABILIDADES:

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas

HABILIDADES:

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Pontuação

HABILIDADES:

(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

*escuta com atenção;

* socializa suas ideias com clareza;

*relata fatos e acontecimentos com sequência lógica;

* respeita a diversidade das formas de expressão das pessoas;

*sabe para que serve uma parlenda;

*conhece os diferentes lugares onde circulam as parlendas;

* aponta as características da parlenda

* utiliza pontuação adequada nas suas produções;

* estabelece relações letra X som (leitura);

* estabelece relações som X letra (escrita);

* identifica a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

* reconhece as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

* separa sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

* compreende a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

* escreve aplicando o princípio ortográfico;

*sabe alinhar a escrita da língua portuguesa;

* compreende a direção da escrita da língua portuguesa;

* localiza informação na parlenda

*lê frases recuperando o seu significado;

* lê com fluência palavras, frases e textos;

* produz palavras de estruturas complexas;

* escreve frases com estruturas complexas;

*produz texto coletivamente;

ATIVIDADES


1-Leia a fábula

  

A menina do leite

 

A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
            Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata.
            E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça: “Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.”
“Depois, choco os ovos e ganhou uma dúzia de pintinhos.”
“Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.”
“Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.”
“Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.”
“Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas.”
“Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e …”
              A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
              Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
              E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.

              Moral: Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.

Fábulas de Esopo



2-Responda:

a) Qual o estado emocional da menina no início da história?

 

(  ) triste      (   ) feliz

 

b) O que a menina ia fazer na cidade?

 

c) O que será que quer dizer quando o autor diz que os pensamentos chacoalhavam na cabeça da menina conforme o leite:

 

(   ) Ela não pensava em nada.

(   ) Ela pensava em muitas coisas.

 

d) O desejo da menina era exclusivamente:

(   ) Ajudar as pessoas.

(   ) Ganhar dinheiro.

(   ) Passear na cidade.

 

e) O que fez com que ela derrubasse seu leite?

f) Em sua opinião, você acha que ela continuou feliz no final da história? Por quê?

g) Reescreva a frase que indica a moral da fábula?

 

 

 

2-Leia as palavras com R intercalado da fábula, agora faça uma lista, separando suas sílabas:




Primeira

Pedra

Trajando

Crescerem

Estrada

Crio

Dentro

Frangas

Comprar

Branquinha

Distraída

Tropeçou

Equilíbrio

Compro




3-Procure no dicionário o significado de: Trajando.

4-Na fábula possuem as seguintes palavras:

5- Pinte apenas as sílabas com R intercalado nessas palavras.

6-Separe a lista de palavras de acordo com as sílabas:





       CRA
       CRE
       CRI
       CRO
       CRU

7-Encontre no diagrama 10 palavras com sílabas do Cr, depois faça uma lista. Escolha 5 e faça frases.

 (Craque – crachá – creme – recreio – crime – criativo – cromado - crocodilo – cruzadinha – cruz)


 

C

R

A

Q

U

E

D

R

C

C

R

G

H

K

L

Ç

O

C

R

R

E

E

R

T

U

O

L

R

O

I

C

R

O

M

A

D

O

U

C

A

R

B

N

M

L

P

X

C

O

T

E

D

C

R

E

M

E

O

D

I

I

R

A

Z

Y

P

E

B

I

V

O

S

A

T

O

P

N

B

L

O

A

C

R

I

M

E

O

P

O

P

C

R

U

Z

A

D

I

N

H

A

A

S

U

C

R

A

C

H

Á

U



8-Realizar as atividades do livro Ápis  de português páginas 75 à 80 




















 





 


 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso