MATEMÁTICA 13/05 à 20/05/2020


Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova do Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Adriele Dela Nora

TURMA: 2° ANO 01

Cronologia: Uma Aula

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ÁREAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA:

1.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS;

 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração                                                                 

Construção de sequências repetitivas e de sequências recursiva                                                                  

 Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas.

HABILIDADES:

 

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF02MA06) Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

 

 (EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.

Objetivos DA APRENDIZAGEM

- Reconhecer os números até 999;

- Escrever os números por extenso;

- resolve situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;

_localiza dados em uma tabela;

-resolve situações problemas a partir dos dados da tabela

- Junta quantidades;

- Reconhece os números ordinais até 30;

- Sabe para que serve os números ordinais e identifica-os;     

 Para efetuarmos a adição de números naturais, devemos colocar algarismos de ordens iguais no mesmo alinhamento vertical. Observe os exemplos abaixo:

 

Exemplo: Utilize o algoritmo da adição para encontrar a soma dos números naturais abaixo:

     a) 524 + 23 =

Parcela: 524                                                                          

Parcela: 23                                                    

Soma ou total?                                               

             

                                                                     

 

ATIVIDADES

 

*Resolva as situações problemas e escreva os resultados por extenso.

 

1-Numa estante havia 120 livros. Colocaram mais 48. Quantos livros ficaram?


2-Um feirante tinha 138 laranjas e 121 mangas. Quantas frutas ele tinha?

 

3-Carlos tem 45 figurinhas, André tem 83. Quantas figurinhas os dois têm juntos?

 

4-Renata tinha 4 centenas e 5 dezenas de salgadinhos e 8 centenas, 3 dezenas e 2 unidades de docinhos. Qual o total de quitutes ela tem?

 

5-João tem em seu mercado 45 caixas de leite e 32 caixas de suco. Qual o total dos dois juntos ele tem no mercado?

 

6-Para a merenda da escola, foram descascada 131 laranjas e 304 maçãs. Qual o total de frutas foram preparadas?


 

 8-Observe os valores dos brinquedos:

 

A

CARRINHO

 

48 REAIS

B

ROBÔ

 

56 REAIS

 

C

 

JOGO

35 REAIS

 

D

URSO

 

15 REAIS

 

9-Quanto Custa?

·         A + B =_____________________reais

·         A + C =_____________________reais

·         A+ D =_____________________reais

·         B + C =_____________________reais

·         B + D =_____________________reais

·         C + D =_____________________reais

 
   10- Qual desses brinquedos é o mais caro?

  11-Qual desses brinquedos é o mais barato?

 Números ordinais     

Usamos os números ordinais para indicar ordem, posição ou lugar.

 

                       Tabela dos numerais

Cardinais

Ordinais

1         um

   1°      primeiro

2         dois

   2°      segundo

3         três

   3°      terceiro

4         quatro

   4°      quarto

5         cinco

   5°      quinto

6         seis

   6°       sexto

7         sete

   7°       sétimo

 8         oito

  8°       oitavo

9        nove

  9°        nono

10     dez

  10°     décimo

11     onze

  11°     décimo primeiro

12     doze

  12°     décimo segundo

13     treze

  13°     décimo terceiro

14     quatorze

  14°     décimo quarto

15     quinze

  15°     décimo quinto

16     dezesseis

  16°     décimo sexto

17     dezessete

  17°     décimo sétimo

18     dezoito

  18°     décimo oitavo

19     dezenove

  19°     décimo nono

20     vinte

  20°     vigésimo


Atividades


a) O menino de boné ocupa o............... lugar na fila.

b) A menina de saia ocupa...........lugar.

c) A mulher de sombrinha ocupa o...........lugar.

d) O Sr. que está de terno e gravata ocupa.........lugar

e) O dono do cachorro é o.........da fila

f) A moça de óculos ocupa o......... lugar da fila.

      
     2-Ligue os números ordinais a sua escrita.


3-Responda com números ordinais por extenso.

a) Domingo é o.....................  dia da semana.

b) Quarta-feira é o.................. dia da semana.

  

4-Se quatro pessoas chegaram na minha frente na corrida, então, sou

 

o .........  colocado na disputa.

 

 5-Minha escola tem cinco andares. O penúltimo andar é o:

 

(   ) quinto    (   ) quarto    (   ) terceiro    (  ) sexto

 

6- Meus pais tem cinco filhos. Eu sou o caçula, portanto sou o........filho.

 

7-Observe a figura e pinte:


 

   a) O 1º automóvel de azul.

  b) O 3º automóvel de vermelho.

  c) O 5º automóvel de amarelo.

  8- REALIZAR AS ATIVIDADES DO LIVRO ÁPIS PÁGINAS: 32 À 36






 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso