CIÊNCIAS 13/05 à 20/05/2020


Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Adriele Dela Nora

Turma: 2º Ano 01

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

UNIDADE TEMÁTICA: TERRA E UNIVERSO

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Movimento aparente do Sol no céu.

 

COMPETÊNCIAS DAS CIÊNCIASDA NATUREZA:

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

 

HABILIDADES:

(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada

 

UNIDADE TEMÁTICA: TERRA E UNIVERSO

OBJETOS DE CONHECIMENTO:O Sol como fonte de luz e calor.

 

HABILIDADES:

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

 

Objetivos:

 

*Perceber transformações - num objeto e pelo fenômeno da luz e sombra.

* Compreender de que modo as sombras aparecem.

*Observar diferentes tipos de sombra.


OBSERVAÇÃO: VÍDEO EXPLICATIVO DO CONTEÚDO DISPONÍVEL NO GRUPO DE PAIS, POIS O  MESMO É LONGO E PESADO IMPOSSIBILITANDO A POSTAGEM NO BLOG.
 AS SOMBRAS
  Quando um foco de luz encontra um obstáculo, como um objeto ou uma superfície opaca,
  produz uma região na qual a luz não passa formando uma sombra com a silhueta do 
 do objeto ou da superfície



 MOVIMENTO APARENTE DO SOL E AS SOMBRAS


       Durante o dia, com o movimento do sol, as sombras também se movimentam. 

Ao longo de um dia, a sombra é máxima no nascer e no pôr do sol, e é mínima ao meio-dia.

Isso explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do sol no céu.


 
 


 

      O sol nasce no leste e se põe no oeste todos os dias, mas o Sol não nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias; e nem se põe no mesmo ponto. Ou seja, que seu movimento aparente no céu muda ao longo do ano.

     Observando o movimento do Sol é possível encontrar os quatro pontos cardeais- Norte, Sul, Leste e Oeste.

Você já fez isso?

  Aponte com seu braço direito à região onde o Sol nasce; e com o braço equerdo a região onde o ele se põe. Na sua frente estará o norte e atrás de você o sul.


Você já parou para observar as sombras de pessoas e objetos?

  Você já observou a sua sombra quando vem para escola e quando volta da escola?

 
 



Veja alguns movimentos que podem ser feitos com as mão e as figuras que você pode obter.

 

Usando seu próprio corpo escolha um local em sua casa onde o sol seja visível e observe sua sombra pela manhã, ao meio dia e a tarde no mesmo local. Desenhe no chão, as sombras produzidas e depois represente por meio de desenho o que foi observado. Não esqueça de registrar o horário e desenhe o sol em cada situação.


1-AGORA RESPONDA:

a) Estando na mesma posição, em algum momento a sua sombra mudou de lado?

b) Por que isso aconteceu?

c) A que horas sua sombra foi menor?

d) A que horas sua sombra foi maior?

f) A posição do sol foram as mesmas em todos os desenhos?

g) O que é necessário para que haja a formação das sombras?

h) Por que as posições das sombras mudam de lugar?

2-Usando a luz do sol, abajur ou lanterna, tente fazer o desenho de algum animal com a sombra das suas mãos. Faça o registro no caderno.





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