AULA DE PORTUGUÊS 20/05/2020

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA/ AMBRÓSIO

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Adriele Dela Nora

Data: 20/05/2020

Cronologia: Uma aula

TURMA: 2° ANO O1

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM

CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO

GÊNERO: Fábula

Competência específica do componente:

1--Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

HABILIDADES

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Estratégia de leitura

HABILIDADES:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Decodificação/ Fluência de leitura

HABILIDADES:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA/ESCUT A COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Formação de leitor

HABILIDADES

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Planejamento de texto

HABILIDADES:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHA DA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Revisão de textos

HABILIDADES:

(EF15LP06) Reler e o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

*(EF15LP06) Revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ESCRITA (COMPARTI LHADA E AUTÔNOMA)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita

HABILIDADES:

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula

HABILIDADES:

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Escuta atenta

HABILIDADES:

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Características da conversação espontânea

HABILIDADES:

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala

HABILIDADES:

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ORALIDADE

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Relato oral/Registro formal e informal

HABILIDADES:

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/S EMIÓTICA (ALFABETIZAÇ ÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES:

(EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

HABILIDADES:

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

HABILIDADES:

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas

HABILIDADES:

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (ALFABETIZAÇÃO)

OBJETO(S) DO CONHECIMENTO: Pontuação

HABILIDADES:

(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

* estabelece relações letra X som ura);

* estabelece relações som X letra (escrita);

* identifica a sílaba inicial, medial e final de uma palavra;

* reconhece as diferentes combinações de sílabas (sílabas e complexas);

* separa sílabas nas transposições de linhas na cópia de texto;

* compreende a função de segmentação dos espaços em branco em uma palavra;

* escreve aplicando o princípio ortográfico;

*sabe alinhar a escrita da língua portuguesa;

* compreende a direção da escrita da língua;

*lê frases recuperando o seu significado;

* lê com fluência palavras, frases e textos;

* produz palavras de estruturas complexas;

* escreve frases com estruturas complexas;

*Localiza informação no texto lido.

ATIVIDADES

1-Leia o texto com atenção e depois faça o que se pede:

Um lobo e um cão encontraram-se num caminho.

          Disse o lobo:

           __ Companheiro, você está com ótimo aspecto: gordo, o pelo lustroso... Estou até com inveja...

           __ Ora, faça como eu - respondeu o cão.

           __ Arranje um bom amo. Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado...Minha única obrigação é latir à noite quando aparecem ladrões. Venha comigo e você terá o mesmo tratamento.

           O lobo achou ótima a ideia e se puseram a caminho. Mas de repente o lobo reparou numa coisa.

           __ O que é isso no seu pescoço? Parece um pouco esfolado...-observou ele.

           __ Bem – disse o cão - isso é da coleira. Sabe? Durante o dia meu amo me prende com uma coleira, que é para eu não assustar as pessoas que vêm visitá-lo.

           O lobo despediu-se do amigo ali mesmo:

           __ Vamos esquecer – disse ele. – Prefiro minha liberdade à sua fartura.

 

                                                                      Ruth Rocha - Fábulas de Esopo

 

2-Por que o lobo ficou com inveja do cão?

3-Quais são os motivos apresentados pelo cão para justificar sua boa aparência?

4-O que o lobo notou quando olhou para o pescoço do cão?

5-Por que o lobo desistiu de acompanhar o cão?

6-Em sua opinião, por que o cão aceitava a vida que lhe ofereciam?

7- A história mostra o lado positivo e o negativo da vida do cão. Liste-os 

8-A moral da fábula “O Lobo e o Cão” não está explícita no texto, mas o leitor pode descobri-la. Com base na última frase do lobo, formule uma moral para essa fábula. 


Atividades com R intercalado:



1-Escreva os nomes das figuras:

 
2-Separe as palavras nas colunas corretas:
  



  

BR

CR

DR

FR

 

 

 

 

 

 


 

 

 

GR

PR

TR

VR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 3-Complete:

 

4-Ordene as sílabas e escreva as palavras:

 



 

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso