AULA DE GEOGRAFIA 20/05/2020

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Adriele Dela Nora

Turma: 2 ANO 01

Data: 20/05/2020

Cronologia: Uma semana

Componente Curricular: Geografia

Áreas do conhecimento: Ciências Humanas

COMPETÊNCIA ESPECÍFICAS DE GEOGRAFIA

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

UNIDADE TEMÁTICA: O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Convivência e interações entre pessoas na comunidade

HABILIDADES:

(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive (oralidade, fotos e desenhos).

(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

Objetivos da aprendizagem:

*Conhecer as diferentes culturas que compõem o nosso bairro;

*Identificar diferentes culturas em nosso bairro associando-as ao local de origem;

*Identificar os possíveis motivos de processos migratórios ao longo do tempo a partir de um contexto local;

* Desenvolver a capacidade de observar as diferenças culturais entre pessoas de diferentes lugares.

 

 ATIVIDADES


 1-Após a leitura do texto responda:

 

 Carlito e Carlão

    Há muito tempo atrás dois bebês foram levados a creche do bairro por suas mães. E neste momento, mal sabiam eles, que se tornariam grandes amigos.

    Cresceram praticamente como irmãos e agora que estavam na escola, já não passavam o dia todo juntos. Então todas as tardes se encontravam na pracinha do bairro para brincar e colocar a conversa em dia. Apesar de amigos há muito tempo, havia grandes diferenças entre os dois, no jeito de falar, nas brincadeiras que conheciam, nas comidas que gostavam, mas nada disso era mais importante que a amizade entre eles.

    Todos os dias Carlito chegava na pracinha segurando sua cuia de chimarrão, enquanto Carlão aparecia com um grande copo de caldo de cana. 

     Enquanto brincavam várias expressões surgiam como: bah tchê, ou não avexe, mas nada que atrapalhasse o entendimento durante as brincadeiras.  

    Nesses momentos a única coisa que importava era a companhia um do outro e dos outros amigos que sempre estavam juntos em suas aventuras. A parte mais esperada do dia era a partida de futebol, e neste momento não havia nada que unisse mais esses amigos do que uma bola.

    Não havia diferença alguma naquele momento, apenas uma transformação, era quase uma fusão, e o gigante jogador voador surgia, driblando os companheiros e marcando vários gols. 

   A sintonia entre os dois era tão grande que às vezes pareciam um só, se entendendo apenas pelo olhar e por isso os gols mais incríveis sempre surgiam quando jogavam no mesmo time, o que tentavam fazer todos os dias.

    As vezes as pessoas se perguntavam, como duas crianças tão diferentes conseguem se entender tão bem? Os meninos sempre que ouviam essa pergunta riam, e o único pensamento que surgia em suas cabeças era, quem disse que somos diferentes.


2-Sobre o que o texto está falando?

3-Você identificou alguma diferença entre os meninos? Quais?

4-E afinidades?

5-Quais expressões aparecem no texto?

6-A gíria “Tchê “que aparece no texto, refere-se a um dos personagens. De onde você imagina que ela seja?

7- Os amigos Carlito e Carlão são de lugares diferentes, como você imagina que eles vivam na mesma cidade? Marque a resposta correta:

(    ) Eles não são diferentes.

(    ) Um dos meninos mudou de cidade.

(    ) Cada um fala do jeito que quer.

 

8-Você acha que essa história pode ser real, ou apenas um conto?

9-Já aconteceu algo parecido com você?

10-Como já falamos na aula anterior as pessoas se mudam de cidade por vários motivos, e quando isso acontece, acabam levando um pouco dos costumes e da cultura do lugar de onde nasceram, no qual acabam surgindo as diferenças, no modo de falar, comer, vestir entre outros. Porém essas diferenças não impedem que as pessoas possam ter uma boa convivência.

a) No bairro onde você mora existe pessoas que vieram de outros lugares?

b) Você acha que é possível conviver com pessoas que tem costumes diferentes?

c) Que atitudes devemos ter com as pessoas que são diferentes de nós para termos uma boa convivência e fazermos grandes amigos, assim como os dois amigos da história?

 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso