Matemática 23-04


Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova do Ambrósio

PROFESSORAS: Rosimari Maria da Silva
TURMA: 2° ANO 01

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA:

1.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2.Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS;
                           PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração.
                                                                       Construção de sequências repetitivas e de sequências recursiva
                                                                       Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas.
HABILIDADES:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero)
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA06) Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida
 (EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Objetivos DA APRENDIZAGEM
- Reconhecer os números até 999;
- Escrever os números por extenso;
-Identificar o valor absoluto e valor relativo de um número dependendo  da posição que ele ocupa;
- resolve situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
- resolve situações problemas de subtração que envolvem a ideia de tirar;
-organiza números em ordem crescente ou decrescente;
_localiza dados em uma tabela;
-resolve situações problemas a partir dos dados da tabela











                 ATIVIDADES
valor absoluto é a leitura numérica do próprio algarismo.
Exemplo: 483 dizemos 
quatro - oito - três

valor relativo é a leitura do valor de acordo com a posição que ele ocupa:
Exemplo: 483 dizemos
quatrocentos e oitenta e três

1-Escreva o valor absoluto e o valor relativo dos algarismos em destaque.
a)237 valor absoluto 3, valor relativo 30 unidades
b)548
c)189
d)493
e)245

f)382




2- Observe a sequência e responda as questões abaixo:

291
307
425
513
679
A
B
C
D
E

a) Em qual sequência o valor relativo do 2 equivale a 20 unidades?
b) Em qual sequência o valor relativo do 5 equivale a 500 unidades?
c) Qual sequência tem o maior valor absoluto das centenas?
d) Qual casa tem o menor valor absoluto das dezenas?
e) Qual casa tem o menor valor absoluto das unidades?




3-Anote no quadro de ordens os numerais correspondentes.
a) duzentos e trinta e oito

c)novecentos e setenta e três
C
D
U
C
D
U






b)seiscentos e sessenta e sete
d)quatrocentos e noventa e seis
C
D
U
C
D
U










4-Escreva como se lê cada número;      
Lembre-se quando o número 1 aparece na centena significa que é cem ou cento
Lembre-se quando o número 2 aparece na centena significa que é duzentos
Lembre-se quando o número 3 aparece na centena significa que é trezentos

100 cem

200 duzentos

300 trezentos

109 cento e nove

202 duzentos e dois

303 trezentos e três

112

210

319

126

225

321

130

238

333

141

243

342

155

257

357

163

269

369

174

271

372

188

286

385

190

293

391

199

297

395




5-Observe a tabela abaixo. Ela mostra a quantidade de roupas de uma loja. Responda as seguintes questões:
                   Loja Santa Clara
Roupas
Quantidade
Calças
198
Blusas
235
Bermudas
657

  a) Qual tipo de roupa tem mais quantidade? _____________________________________________
  b) Qual tipo de roupa tem menor quantidade? ___________________________________________
  c) Qual a diferença de peças entre as blusas e as bermudas? ________________________________
C
D
U






d) Se juntarmos todas as peças, qual total de peças dessa loja?   
C
D
U






R:______________________________________________


6-RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMAS:

a) Lucas está lendo um livro com 512 páginas. Ele já leu 201. Quantas páginas faltam para ele terminar de ler?
R:_______________________________________________________________________________

b) Jeniffer tem um álbum com espaço para 297 figurinhas. Ela já tem 85 figuras colocadas. Quantas figuras faltam para ela completar o álbum?    R:_______________________________________________________________________________

c) Júlio e Fábio estão lendo o mesmo livro. Júlio já leu 297 e Fábio leu 189 páginas. Quantas páginas os dois já leram?
R:_______________________________________________________________________________
d) Maria costurou 254 blusas e 123 calças. Quantas peças de roupa ela costurou ao todo?
 R:________________________________________________________________________________

                   A                                                          B
C
D
U








C
D
U









                   C                                                       D
C
D
U






C
D
U










7-Coloque os números abaixo em ordem crescente, ou seja, do maior para o maior:

110  –107- 106- 102 – 104- 105- 101 –108-  100 – 103 – 109
______________________________________________________________________________
8-Agora faça o contrário, colocando os números em sua ordem decrescente:

340 – 338 – 336 – 332 – 339 – 331 – 337 – 333 – 334 – 335 – 330 
_________________________________________________________________________________




9-REALIZAR AS ATIVIDADES DO LIVRO ÁPIS DE MATEMÁTICA PÁGINAS  202 À 205

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de História 24/08 à 28/08/2020

AULA DE CIÊNCIAS 20/05/2020

Atividades de Ensino Religioso