Matemática 23-04
Escola Municipal de Ensino
Fundamental Nova do Ambrósio
PROFESSORAS: Rosimari
Maria da Silva
TURMA: 2° ANO 01
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA:
1.Reconhecer que a
Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho.
2.Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo.
UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS;
PROBABILIDADE E
ESTATÍSTICA
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Construção de fatos fundamentais da
adição e da subtração.
Construção de sequências repetitivas e de sequências recursiva
Coleta, classificação e representação de dados em tabelas simples e de
dupla entrada e em gráficos de colunas.
HABILIDADES:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem
de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração
decimal (valor posicional e função do zero)
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e
utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA06) Resolver problemas de adição e de subtração,
envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar,
acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem
crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma
regularidade estabelecida
(EF02MA22) Comparar
informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em
gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade
próxima.
Objetivos DA APRENDIZAGEM
-
Reconhecer os números até 999;
-
Escrever os números por extenso;
-Identificar
o valor absoluto e valor relativo de um número dependendo da posição que ele ocupa;
-
resolve situações problemas de adição que envolvem a ideia de juntar;
-
resolve situações problemas de subtração que envolvem a ideia de tirar;
-organiza
números em ordem crescente ou decrescente;
_localiza dados em uma tabela;
-resolve situações problemas a partir dos dados da tabela
ATIVIDADES
O valor absoluto é a leitura numérica do próprio
algarismo.
Exemplo: 483 dizemos
quatro - oito -
três
O valor relativo é a leitura do
valor de acordo com a posição que ele ocupa:
Exemplo: 483 dizemos
quatrocentos e
oitenta e três
1-Escreva o valor absoluto e o valor relativo dos
algarismos em destaque.
a)237
valor absoluto 3, valor relativo 30 unidades
b)548
c)189
d)493
e)245
f)382
2- Observe a sequência e responda as questões
abaixo:
291
|
307
|
425
|
513
|
679
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
a) Em qual sequência o valor relativo do 2 equivale
a 20 unidades?
b) Em qual sequência o valor relativo do 5 equivale
a 500 unidades?
c) Qual sequência tem o maior valor absoluto das
centenas?
d) Qual casa tem o menor valor absoluto das
dezenas?
e) Qual casa tem o menor valor absoluto das
unidades?
3-Anote no quadro de ordens os
numerais correspondentes.
|
4-Escreva como se lê cada
número;
Lembre-se quando o número 1 aparece na centena significa que é cem
ou cento
|
Lembre-se quando o número 2 aparece na centena significa que é duzentos
|
Lembre-se quando o número 3 aparece na centena significa que é trezentos
|
100 cem
|
200 duzentos
|
300 trezentos
|
109 cento e nove
|
202 duzentos e dois
|
303 trezentos e três
|
112
|
210
|
319
|
126
|
225
|
321
|
130
|
238
|
333
|
141
|
243
|
342
|
155
|
257
|
357
|
163
|
269
|
369
|
174
|
271
|
372
|
188
|
286
|
385
|
190
|
293
|
391
|
199
|
297
|
395
|
5-Observe a tabela abaixo. Ela
mostra a quantidade de roupas de uma loja. Responda as seguintes questões:
Loja Santa
Clara
|
|
Roupas
|
Quantidade
|
Calças
|
198
|
Blusas
|
235
|
Bermudas
|
657
|
a) Qual tipo de roupa tem mais quantidade?
_____________________________________________
b) Qual tipo de roupa tem menor quantidade?
___________________________________________
c) Qual a diferença de peças entre as blusas
e as bermudas? ________________________________
C
|
D
|
U
|
d) Se juntarmos todas as
peças, qual total de peças dessa loja?
C
|
D
|
U
|
R:______________________________________________
6-RESOLVA AS SITUAÇÕES
PROBLEMAS:
a) Lucas está
lendo um livro com 512 páginas. Ele já leu 201. Quantas páginas faltam para ele
terminar de ler?
R:_______________________________________________________________________________
b) Jeniffer tem um
álbum com espaço para 297 figurinhas. Ela já tem 85 figuras colocadas. Quantas
figuras faltam para ela completar o álbum?
R:_______________________________________________________________________________
c) Júlio e Fábio
estão lendo o mesmo livro. Júlio já leu 297 e Fábio leu 189 páginas. Quantas
páginas os dois já leram?
R:_______________________________________________________________________________
d) Maria costurou 254 blusas e
123 calças. Quantas peças de roupa ela costurou ao todo?
R:________________________________________________________________________________
A B
C
|
D
|
U
|
C
|
D
|
U
|
C D
C
|
D
|
U
|
C
|
D
|
U
|
7-Coloque os números abaixo em ordem crescente, ou
seja, do maior para o maior:
110
–107- 106- 102 – 104- 105- 101
–108- 100 – 103 – 109
______________________________________________________________________________
8-Agora faça o contrário, colocando os números em
sua ordem decrescente:
340
– 338 – 336 – 332 – 339 – 331 – 337 – 333 – 334 – 335 – 330
_________________________________________________________________________________
9-REALIZAR AS
ATIVIDADES DO LIVRO ÁPIS DE MATEMÁTICA PÁGINAS 202 À 205
Comentários
Postar um comentário