Atividades de História 29-04
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
NOVA/ AMBRÓSIO
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Adriele
TURMA: 2° ANO 01
CRONOLOGIA: Uma Semana
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
UNIDADE TEMÁTICA: COMUNIDADE E SEUS REGISTROS
OBJETOS DE CONHECIMENTO A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade,
convivências e interações entre pessoas;
COMPETÊNCIA ESPECÍFICAS DE HISTÓRIA: 3 Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos
e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos
específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
HABILIDADES:
(EF02HI01) Reconhecer
espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as
pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco
(EF02HI02)
cultural. Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas
exercem em diferentes comunidades
(EF02HI03)
Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança,
pertencimento e memória
OBJETIVOS
APRENDIZAGEM: Reunir e comparar informações presentes em
documentos pessoais
*Identificar
características físicas próprias;
*Conhecer atividades
que gostam de realizar com a família
*Conhecer a
história do seu nome
Atividades
Minha história
Documentos
são papéis especiais que servem para diferenciar uma pessoa da outra e para
garantir direitos como vacinação, escola pública etc.
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1-Marque os documentos que você possui:
( ) Certidão de nascimento ( ) Carteira de vacinação
( ) Cédula de identidade ( ) Outro. Qual? _________________
2-Marque as informações que constam em sua certidão
de nascimento.
( ) Seu nome completo
( )Nome dos seus irmãos
( )Nome dos seus pais
( )Nome dos seus avós paternos
( ) Nome
dos seus avós maternos
( )Nome dos seus tios
( )Sua data de nascimento
( ) Cidade onde seus pais nasceram
( )Estado onde você nasceu
( )Hora em que você nasceu
( )Nome dos seus primos
3-Converse com seus pais e desenhe seu rosto
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4-Em uma linha do tempo, podemos representar o que
passou, o que está acontecendo e o que poderá acontecer.
*Monte a sua linha do tempo, mostrando os fatos
mais marcantes do seu dia a dia. Escreva nela o que você fez ontem, o que está
fazendo hoje e o que vai fazer amanhã.
ONTEM
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HOJE
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AMANHÃ
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5-Agora, faça a linha do tempo da sua vida. Para
isso, levante informações com seus familiares e anote o ano em que você:
*Nasceu___________________________
*Começou a
falar___________________________
* Aprendeu a
andar_________________________
*Parou de usar
fralda:_______________________
*Parou de usar
mamadeira:____________________
*Entrou na escola a primeira
vez___________________________
6-Pinte a linha do tempo com as cores indicadas
abaixo
2012
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2013
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2014
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2015
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2016
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2017
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2018
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2019
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2020
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2021
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2022
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2023
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2024
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*De verde, o ano em que você
nasceu;
*De azul, o ano que você
aprendeu a falar;
*De rosa, o ano em que você
aprendeu a andar;
*De marrom, o ano em que você
parou de usar fralda;
*De vermelho, o ano em que
você parou de usar mamadeira;
*De amarelo o ano que você
entrou na escola pela primeira vez;
*De laranja, o ano em que
estamos;
* De roxo o ano que você
estará no 3º ano;
*De preto o ano que você
terminará o ensino fundamental 1.
7-Anote ou desenhe acontecimentos importantes da
sua vida ocorridos nestas idades:
0 a 1 ano
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2 e 3 anos
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4 e 5 anos
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6 e 8 anos
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8-Pinte os retângulos que
apresentam características suas.
Decidido(a)
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Inseguro (a)
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Agitado (a)
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Calmo(a)
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Quieto (a)
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Falante (a)
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Feliz
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Triste
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Sorridente
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Sério(a)
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9-Preencha os quadrinhos usando desenhos, recortes
ou escritos.
PROGRAMA DE
TV PREDILETO
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BRINQUEDO PREFERIDO
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BRINCADEIRA
PREFERIDA
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PRATO PREDILETO
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FRUTA
PREFERIDA
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NOME DE UM
AMIGO E UMA AMIGA
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10-Pinte de verde o que você gosta e de vermelho o
que você não gosta.
Dias de chuva
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Sorvete
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Dias ensolarados
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Frutas
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Animais
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Verduras
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Plantas
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Ler livros
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Ouvir música
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Dormir
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Ir ao cinema
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Passear
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Ver televisão
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Andar de bicicleta
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Jogar futebol
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Ler livros e revistas
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Brincar sozinho (a)
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Jogar vídeo game
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Brincar com os amigos
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Arrumar os brinquedos
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11- Pinte a quantidade de quadrinhos correspondente
ao número de pessoas que compõem sua família.
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12-Escreva o nome de cada pessoa que mora em sua
casa e, ao lado, parentesco.
Nome
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Parentesco
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13-Em que momentos sua família se reúne?
( ) durante as refeições.
( )realizando passeios.
( )na igreja.
( )para assistir programas de TV.
( )outro momento. Qual?
14-O que você mais gosta de fazer com sua família?
15-Desenhe as pessoas especiais que fazem parte da
sua vida. Anote o nome delas.
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16-Faça como no modelo.
a) Os pais dos
meus pais são meus :avós
b) os pais dos
meus avós são meus_____________
c) Os irmãos
dos meus pais são meus_____________
d) os filhos
dos meus tios são meus_______________
e) os filhos
dos meus avós são meus________________
17-Desenhe você e sua família
18-Escreva duas brincadeiras que
você gosta de realizar com seus amigos.
19-Desenhe você e seus amigos juntos. Escreva o
nome de cada um deles
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