Atividades de História 29-04


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA/ AMBRÓSIO
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Adriele
TURMA: 2° ANO 01
CRONOLOGIA: Uma Semana

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

UNIDADE TEMÁTICA: COMUNIDADE E SEUS REGISTROS
OBJETOS DE CONHECIMENTO A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas;

COMPETÊNCIA ESPECÍFICAS DE HISTÓRIA: 3 Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
HABILIDADES:
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco

(EF02HI02) cultural. Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória

OBJETIVOS APRENDIZAGEM: Reunir e comparar informações presentes em documentos pessoais
*Identificar características físicas próprias;
*Conhecer atividades que gostam de realizar com a família
*Conhecer a história do seu nome







Atividades
Minha história
Documentos são papéis especiais que servem para diferenciar uma pessoa da outra e para garantir direitos como vacinação, escola pública etc.

1-Marque os documentos que você possui:
(  ) Certidão de nascimento                   (   ) Carteira de vacinação
(  ) Cédula de identidade                       (   ) Outro. Qual? _________________
2-Marque as informações que constam em sua certidão de nascimento.
(   ) Seu nome completo
(   )Nome dos seus irmãos
(   )Nome dos seus pais
(   )Nome dos seus avós paternos
(   ) Nome dos seus avós maternos
(   )Nome dos seus tios
(   )Sua data de nascimento
(   ) Cidade onde seus pais nasceram
(   )Estado onde você nasceu
(    )Hora em que você nasceu
(    )Nome dos seus primos
3-Converse com seus pais e desenhe seu rosto





4-Em uma linha do tempo, podemos representar o que passou, o que está acontecendo e o que poderá acontecer.
*Monte a sua linha do tempo, mostrando os fatos mais marcantes do seu dia a dia. Escreva nela o que você fez ontem, o que está fazendo hoje e o que vai fazer amanhã.

ONTEM
HOJE
AMANHÃ




5-Agora, faça a linha do tempo da sua vida. Para isso, levante informações com seus familiares e anote o ano em que você:
*Nasceu___________________________
*Começou a falar___________________________
* Aprendeu a andar_________________________
*Parou de usar fralda:_______________________
*Parou de usar mamadeira:____________________
*Entrou na escola a primeira vez___________________________
6-Pinte a linha do tempo com as cores indicadas abaixo
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024

*De verde, o ano em que você nasceu;
*De azul, o ano que você aprendeu a falar;
*De rosa, o ano em que você aprendeu a andar;
*De marrom, o ano em que você parou de usar fralda;
*De vermelho, o ano em que você parou de usar mamadeira;
*De amarelo o ano que você entrou na escola pela primeira vez;
*De laranja, o ano em que estamos;
* De roxo o ano que você estará no 3º ano;
*De preto o ano que você terminará o ensino fundamental 1.
7-Anote ou desenhe acontecimentos importantes da sua vida ocorridos nestas idades:

0 a 1 ano






2 e 3 anos

4 e 5 anos


 6 e 8 anos







8-Pinte os retângulos que apresentam características suas.
Decidido(a)

Inseguro (a)
Agitado (a)

Calmo(a)
Quieto (a)

Falante (a)
Feliz
Triste

Sorridente
Sério(a)



 9-Preencha os quadrinhos usando desenhos, recortes ou escritos.
PROGRAMA DE TV PREDILETO


 BRINQUEDO PREFERIDO
BRINCADEIRA PREFERIDA



 PRATO PREDILETO
FRUTA PREFERIDA



NOME DE UM AMIGO E UMA AMIGA

10-Pinte de verde o que você gosta e de vermelho o que você não gosta.
Dias de chuva

Sorvete

Dias ensolarados

Frutas

Animais

Verduras

Plantas

Ler livros

Ouvir música

Dormir

Ir ao cinema
Passear

Ver televisão

Andar de bicicleta
Jogar futebol
Ler livros e revistas

Brincar sozinho (a)

Jogar vídeo game

Brincar com os amigos
Arrumar os brinquedos


11- Pinte a quantidade de quadrinhos correspondente ao número de pessoas que compõem sua família.












12-Escreva o nome de cada pessoa que mora em sua casa e, ao lado, parentesco.
Nome
 Parentesco























13-Em que momentos sua família se reúne?
(    ) durante as refeições.
(    )realizando passeios.
(    )na igreja.
(    )para assistir programas de TV.
(    )outro momento. Qual?

14-O que você mais gosta de fazer com sua família?

15-Desenhe as pessoas especiais que fazem parte da sua vida. Anote o nome delas.




















16-Faça como no modelo.
a) Os pais dos meus pais são meus :avós
b) os pais dos meus avós são meus_____________
c) Os irmãos dos meus pais são meus_____________
d) os filhos dos meus tios são meus_______________
e) os filhos dos meus avós são meus________________
17-Desenhe você e sua família

18-Escreva duas brincadeiras que você gosta de realizar com seus amigos.
19-Desenhe você e seus amigos juntos. Escreva o nome de cada um deles






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